1. Visão Geral do Evento
O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 de 2025 será disputado no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), circuito tradicional situado na cidade de São Paulo, SP, Brasil.
A prova está marcada para o fim de semana de 7 a 9 de novembro de 2025, sendo a 21ª etapa da temporada de F1.
A pista tem extensão de 4,309 km, com 71 voltas previstas, totalizando aproximadamente 305,879 km.
O evento também compreende atividades como treinos livres, classificação, sprint (se aplicado) e a corrida principal.
Este GP desempenha papel importante tanto para o espetáculo dos fãs quanto para a definição da temporada, podendo “mexer com a briga pelo título” nesta fase final do campeonato.
Sexta-feira — 7 de novembro de 2025
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Treino Livre 1 (FP1): 11:30 — 12:30.
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Sprint Qualifying (Classificação para a Sprint): 15:30 — 16:14.
Sábado — 8 de novembro de 2025
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Abertura dos portões / Programação de suporte (F4, Porsche, etc): a partir das 08:00 (confira o cronograma das categorias de suporte no site do evento).Sprint Race (Corrida Sprint): 11:00 — 12:00.
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Qualifying (Classificação para a corrida principal): 15:00 — 16:00.
Domingo — 9 de novembro de 2025
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Drivers’ Parade (Desfile dos pilotos): 12:00 — 12:30.
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Grande Prêmio de São Paulo — Corrida principal: 14:00 — aproximadamente 16:00 (duração variável conforme safety car/retrasos).
2. O Troféu da Edição 2025
O troféu para os três primeiros do pódio da edição de 2025 foi revelado pela organização e traz uma concepção totalmente brasileira.
Principais destaques:
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Foi a primeira vez que o próprio GP de São Paulo assumiu a criação e concepção dos troféus.
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Projetado pelos designers brasileiros Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, do estúdio Furf Design Studio, com acabamento de Alan Mosca.
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A peça mistura arte, tecnologia e emoção, com referências à brasilidade: mantos Tupinambá, louros da vitória, escamas, pétalas, o skyline de São Paulo e a curva “S” de Senna como inspiração de forma.
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Produzido com tecnologia de impressão 3D sem resíduos e alumínio fundido, acabamento metalizado e envernizado.
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O troféu também veio acompanhado de um “baú do troféu” especial, desenvolvido pela Louis Vuitton para o evento, com as cores verde, azul, amarelo, preto e branco, em referência ao Brasil e à bandeira quadriculada.
3. Últimos Vencedores
Embora a edição de 2025 ainda não tenha ocorrido em momento da coleta de dados completos, vale relembrar que:
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O site de resultados referencia que a corrida ainda está em status de espera para 2025.
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Em 2024, por exemplo, Max Verstappen conquistou uma vitória notável no GP de São Paulo, após largar em 17º e fazer uma grande recuperação.
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A grande expectativa será saber quem irá vencer a edição de 2025 e como isso influenciará o mundial.
4. Pilotos Brasileiros em 2025
Principais destaques nacionais:
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Gabriel Bortoleto, de 20 anos, é o piloto brasileiro titular em 2025 no grid da F1, pela equipe Sauber F1 Team.
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Ele encerra um jejum de pilotos brasileiros titulares desde Felipe Massa (2017) em corrida no Brasil.
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Além dele, há brasileiros atuando como reservas e pilotos de testes: Felipe Drugovich (reserva da Aston Martin F1 Team) e Pietro Fittipaldi (reserva da Haas) aparecem no cenário.
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Importante pontuar que Bortoleto terá seu debut no GP de casa, o que traz enorme expectativa para os fãs brasileiros.
5. Importância e Expectativas
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O GP de São Paulo tem tradição de surpresas, clima instável, pista com altimetria e curvas desafiadoras — fatores que tornam a corrida emocionante e imprevisível.
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Na edição de 2025, o evento pode impactar significativamente a disputa pelo título mundial, especialmente considerando a proximidade do fim de temporada.
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Para o Brasil, ter um piloto titular em casa depois de tantos anos representa um momento de renovação e de grande visibilidade para o automobilismo nacional.
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O troféu e toda ambientação local reforçam o orgulho e a identidade brasileira, o que também amplia o apelo do evento para os fãs.
🇧🇷 Pilotos Brasileiros na História da Fórmula 1
🏁 Anos 1950
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Chico Landi — pioneiro, primeiro brasileiro na F1 (estreia: 1951 – Ferrari, Maserati)
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Gino Bianco — participou em 1952 pela Escuderia Bandeirante (Maserati)
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Hermano da Silva Ramos — disputou GPs entre 1955 e 1956 (Gordini)
🏁 Anos 1960
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Fritz d’Orey — 1959–1960 (Ferrari, Maserati)
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Christian “Bino” Heins — inscrição em 1960 (não chegou a correr oficialmente)
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Emerson Fittipaldi — estreou no fim da década, mas brilhou nos anos 1970
🏁 Anos 1970 – A Era de Ouro Brasileira
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Emerson Fittipaldi — bicampeão mundial (1972 – Lotus / 1974 – McLaren), grande símbolo do automobilismo nacional
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José Carlos Pace — vencedor do GP do Brasil de 1975 (Brabham); o autódromo de Interlagos leva seu nome
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Wilson Fittipaldi Jr. — irmão de Emerson, correu pela Brabham e pela equipe Copersucar-Fittipaldi
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Ingo Hoffmann — participou de algumas provas com a equipe Fittipaldi (1976–1977)
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Alex Dias Ribeiro — também na equipe Fittipaldi (1976–1977)
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Nelson Piquet — tricampeão mundial (1981, 1983, 1987 – Brabham, Williams)
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Luciano Burti (final da década, reserva e depois titular nos anos 2000)
🏁 Anos 1980
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Chico Serra — piloto da Fittipaldi (1981–1983)
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Raul Boesel — pilotou para March e Ligier (1982–1983)
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Roberto Pupo Moreno — carreira intermitente (1982–1995)
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Ayrton Senna — tricampeão mundial (1988, 1990, 1991 – McLaren); maior ídolo brasileiro na F1
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Maurício Gugelmin — correu pela March e Leyton House (1988–1992)
🏁 Anos 1990
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Christian Fittipaldi — Minardi e Arrows (1992–1994)
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Rubens Barrichello — estreou em 1993; 11 vitórias, vice-campeão 2002 e 2004
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Pedro Lamy — português, mas com ligação brasileira via patrocínio; participou pela Lotus e Minardi
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Pedro Paulo Diniz — correu entre 1995–2000 (Forti, Arrows, Sauber)
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Ricardo Rosset — 1996–1998 (Footwork, Lola, Tyrrell)
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Tarso Marques — 1996–2001 (Minardi)
🏁 Anos 2000
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Luciano Burti — 2000–2001 (Jaguar, Prost)
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Enrique Bernoldi — 2001–2002 (Arrows)
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Felipe Massa — 2002–2017, 11 vitórias, vice-campeão mundial 2008 pela Ferrari
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Cristiano da Matta — 2003–2004 (Toyota)
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Antonio Pizzonia — 2003–2005 (Jaguar, Williams)
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Ricardo Zonta — titular e reserva em várias temporadas (1999–2005)
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Nelson Piquet Jr. — 2008–2009 (Renault)
🏁 Anos 2010
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Bruno Senna — 2010–2012 (HRT, Lotus-Renault, Williams)
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Lucas Di Grassi — 2010 (Virgin)
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Felipe Nasr — 2015–2016 (Sauber)
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Pietro Fittipaldi — piloto reserva da Haas, disputou GPs em 2020 e 2021
🏁 Anos 2020–2025
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Felipe Drugovich — campeão da F2 2022, piloto reserva da Aston Martin
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Pietro Fittipaldi — segue como reserva na Haas F1 Team
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Gabriel Bortoleto — titular em 2025 pela Sauber F1 Team (marca o retorno de um brasileiro fixo no grid após 8 anos)
🏆 Campeões Mundiais Brasileiros
| Piloto | Títulos | Equipes Principais |
|---|---|---|
| Emerson Fittipaldi | 2 (1972, 1974) | Lotus, McLaren |
| Nelson Piquet | 3 (1981, 1983, 1987) | Brabham, Williams |
| Ayrton Senna | 3 (1988, 1990, 1991) | McLaren |
💡 Curiosidades
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O Brasil é o 3º país com mais títulos mundiais na história da F1 (8 no total), atrás apenas do Reino Unido e da Alemanha.
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O Autódromo de Interlagos recebeu 50 edições da F1 até 2024.
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Rubens Barrichello é o piloto com mais GPs disputados (322) na história da categoria.
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Gabriel Bortoleto é o mais jovem brasileiro titular na F1 desde Ayrton Senna.



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