A temporada de Fórmula 1 de 1960 foi a 11ª do Campeonato Mundial da FIA. Aqui estão a tabela de classificação final de pilotos e construtores, além de um resumo da temporada.
🏁 RESUMO DA TEMPORADA DE 1960
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Campeão de Pilotos: Jack Brabham (Austrália), pela segunda vez consecutiva.
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Equipe Campeã: Cooper-Climax
Destaques:
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Domínio da Cooper: A equipe Cooper consolidou a revolução dos carros com motor traseiro, que se mostraram muito mais eficazes do que os modelos com motor dianteiro, ainda usados por Ferrari e outras.
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Fim de uma Era para a Ferrari: A Ferrari insistia nos motores dianteiros (modelo 246), o que a deixou para trás na maior parte do campeonato.
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Tragédia em Spa-Francorchamps (GP da Bélgica): Foi um dos fins de semana mais trágicos da F1, com a morte dos pilotos Chris Bristow e Alan Stacey em acidentes separados.
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Calendário: A temporada teve 10 GPs, com o GP de Marrocos e o de Portugal fora do calendário em relação ao ano anterior. A estreia do GP dos EUA em Riverside foi marcante.
🏎️ CLASSIFICAÇÃO FINAL DE PILOTOS – 1960
Posição | Piloto | Nacionalidade | Equipe | Pontos |
---|---|---|---|---|
1º | Jack Brabham | Austrália | Cooper-Climax | 43 |
2º | Bruce McLaren | Nova Zelândia | Cooper-Climax | 34 |
3º | Stirling Moss | Reino Unido | Lotus-Climax | 19 |
4º | Innes Ireland | Reino Unido | Lotus-Climax | 18 |
5º | Jim Rathmann | EUA | Watson-Offenhauser (Indy) | 12 |
6º | Tony Brooks | Reino Unido | BRM | 10 |
📝 Notas:
Apenas os 6 melhores resultados de cada piloto contaram para o campeonato.
O GP de Indianápolis (válido para a F1 até 1960) distorcia um pouco a pontuação, pois usava regulamentos diferentes.
🏆 CLASSIFICAÇÃO FINAL DE CONSTRUTORES – 1960
O Campeonato de Construtores ainda não existia oficialmente em 1960. Ele só foi introduzido em 1958, mas era ainda não amplamente valorizado ou consistente, e nem todos os resultados eram claramente computados por equipe como no formato atual.
No entanto, com base nos resultados por equipes:
Posição | Construtor | Pontos estimados |
---|---|---|
1º | Cooper-Climax | 48 |
2º | Lotus-Climax | 30 |
3º | BRM | 12 |
4º | Ferrari | 10 |
📌 Fontes:
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FIA Historical Archives
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"Formula 1: The Complete Encyclopedia"
-
statsf1.com
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oldracingcars.com
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