A Audi e a Cadillac entram na Fórmula 1 em 2026 como novas equipes, impulsionadas pelas novas regras de motor da categoria. A Audi está transformando a Sauber, enquanto a Cadillac se tornará a 11ª equipe do grid, numa parceria com a Andretti. Ambos os projetos visam à longevidade e competitividade, com a Audi focada em motores híbridos e sustentáveis e a Cadillac buscando estabelecer uma forte presença a longo prazo, com uma estratégia que pode incluir o uso inicial de motores Ferrari.
Aproveitando essas estreias, vamos relembrar as equipes que completaram temporadas até esse ano?
Alfa Romeo — 1950–1951; 1979–1985; 2019–2023 (Sauber operava a marca)
Alpine — 2021–presente (ex-Renault)
Andrea Moda — 1992 (não se classificou para corridas, mas inscrita em temporada)
Arrows — 1978–2002
Aston Martin — 2021–presente (ex-Racing Point / Force India / Jordan)
ATS (Alemania) — 1977–1984
BAR (British American Racing) — 1999–2005 (tornou-se Honda)
Benetton — 1986–2001 (tornou-se Renault)
BMW Sauber — 2006–2009 (voltou a ser Sauber)
Brawn GP — 2009 (ex-Honda; virou Mercedes)
BRM (British Racing Motors) — 1951–1977
Brabham — 1962–1992
Caterham — 2012–2014 (ex-Team Lotus 2010–2011)
Coloni — 1987–1991
Connaught — 1952–1959
Cooper — 1950–1969
Dallara — 1989–1992 (construiu carros equipes, mas inscrita como equipe em 1989–1992)
De Tomaso — 1970
Eifelland — 1972
Ensign — 1973–1982
EuroBrun — 1988–1990
Ferrari — 1950–presente
Force India — 2008–2018 (ex-Spyker, depois virou Racing Point)
Forti — 1995–1996
Hesketh — 1973–1978
Honda — 1964–1968; 2006–2008 (equipe própria)
HRT (Hispania Racing Team) — 2010–2012 (ex-Campos Meta)
Jaguar — 2000–2004 (ex-Stewart, virou Red Bull)
Jordan — 1991–2005 (virou Midland)
Kauhsen — 1979
Kick Sauber — 2024–presente (continuidade da Sauber)
Larrousse — 1987–1994
Ligier — 1976–1996 (virou Prost GP)
Lotus (Team Lotus original) — 1958–1994
Lotus Racing / Team Lotus (revival) — 2010–2011 (depois Caterham)
Lotus F1 Team (Renault rebadged) — 2012–2015 (voltou a Renault)
March — 1970–1992
Maserati — 1950–1957
McLaren — 1966–presente
Mercedes — 1954–1955; 2010–presente (ex-Brawn GP)
Merzario — 1977–1980
Midland — 2006 (ex-Jordan, virou Spyker)
Minardi — 1985–2005 (virou Toro Rosso)
Onyx — 1989–1990
Osella — 1980–1990
Pacific — 1994–1995
Prost GP — 1997–2001 (ex-Ligier)
Racing Bulls (RB) — 2024–presente (ex-AlphaTauri/Toro Rosso/Minardi)
Racing Point — 2018–2020 (ex-Force India, virou Aston Martin)
RAM Racing — 1976–1985
Red Bull Racing — 2005–presente (ex-Jaguar)
Renault — 1977–1985; 2002–2011; 2016–2020 (depois Alpine)
Sauber — 1993–2018; 2024–presente (com variações BMW Sauber, Alfa Romeo, Kick Sauber)
Shadow — 1973–1980
Simtek — 1994–1995
Spyker — 2007 (ex-Midland, virou Force India)
Stewart GP — 1997–1999 (virou Jaguar)
Subaru/Coloni — tentativa em 1990
Super Aguri — 2006–2008
Surtees — 1970–1978
Toleman — 1981–1985 (virou Benetton)
Toro Rosso (Scuderia Toro Rosso) — 2006–2019 (ex-Minardi; virou AlphaTauri)
Toyota F1 — 2002–2009
Tyrrell — 1970–1998 (virou BAR)
Vanwall — 1954–1960
Wolf (Walter Wolf Racing) — 1977–1979
Williams — 1977–presente
Zakspeed — 1985–1989
🏁Resumo das “linhagens” mais famosas:
-
Jordan → Midland → Spyker → Force India → Racing Point → Aston Martin
-
Stewart → Jaguar → Red Bull Racing
-
Minardi → Toro Rosso → AlphaTauri → RB (Racing Bulls)
-
Toleman → Benetton → Renault → Lotus (2012–15) → Renault → Alpine
-
Sauber → BMW Sauber → Sauber → Alfa Romeo (2019–23) → Kick Sauber (2024–)
A
-
ABJ (Abel) — 1959 – 1959.
-
AC (Alta) — 1950 – 1952.
-
AGS (Automobiles Gonfaronnaises Sportives) — 1986 – 1991.
-
AFM (Alex von Falkenhausen Motorenbau / AFM) — 1950 – 1952.
-
Alfa Romeo — 1950 – 1951; 1979 – 1985; 2019 – 2023* (teve distintos registos/licenças; reentrada como fabricante Sauber-operado/ligado à Alfa em 2019).
-
Alfa Special (Peter de Klerk) — 1963, 1965 (só entradas isoladas).
-
Alfa Romeo (Sauber operated) — ver Alfa Romeo acima.
-
Alfe (Alfa Centro) — entradas isoladas em provas sul-africanas (anos 60s).
-
Alpine — (ex: Renault F1 Team → Renault → Alpine) — 1977 (várias encarnações); como Alpine (marca) 2021 – presente (2026).
B
-
BAR (British American Racing) — 1999 – 2005 (depois tornou-se Honda F1 → Brawn GP → Mercedes — ver cadeias de nome).
-
Benetton — 1986 – 2001 (após vender, transformou-se em Renault F1 Team).
-
BMS Scuderia Italia / Minardi / Scuderia Italia — (várias ligações) — anos 80s–90s (participações convergentes).
-
BMW Sauber — 2006 – 2009 (origem: Sauber → BMW Sauber → Sauber novamente).
-
BRM (British Racing Motors) — 1951 – 1977.
-
Brabham — 1962 – 1992 (foi também 'BT' designações; finalizou em 1992).
-
BRM, BRP — variações históricas.
C
-
Cadillac — estreia prevista / operação a partir de 2026 (novo construtor / equipe GM/Cadillac — estreia na temporada 2026 como construtor/entrada nova).
-
Caterham (antes Lotus Racing / Team Lotus (revival)) — 2010 – 2014 (variações Lotus/Caterham).
-
Cooper — 1950 – 1969 (importante construtor dos anos 50/60).
-
Connaught — 1950 – 1958 (e entradas posteriores em categorias menores).
-
Coloni — 1987 – 1991 (participações com baixo número de GPs).
-
Coloni-Porsche / Coloni-Ford — variações pontuais.
D
-
Dallara — participou em testes/entradas limitadas; tornou-se fornecedor de chassis para algumas categorias (F1: projetos e tentativas, não equipa regular de longa duração).
-
De Tomaso — 1970 – 1971 (entradas limitadas).
-
DFV-era equipas (diversos chassis com motores Ford Cosworth).
-
DKR, Dome — entradas isoladas.
E
-
Eagle (All American Racers / Dan Gurney) — 1966 – 1968 (Eagle Mk1); entradas históricas.
-
Ensign — 1973 – 1982.
-
Eifelland — 1972 (entrada curta).
-
EuroBrun — 1988 – 1990.
-
Epsilon Euskadi / Hispania (HRT) — HRT (Hispania Racing Team) — 2010 – 2012 (origem: Campos Meta → HRT → etc.).
F
-
Ferrari — 1950 – presente. (Scuderia Ferrari é o único construtor presente de forma contínua desde 1950).
-
Forti — 1995 – 1996.
-
FRP (Force India → Racing Point → Aston Martin) — cadeia: Jordan (1991) → Jordan → Midland (2005) → Spyker (2007) → Force India (2008–2018) → Racing Point (2018–2020) → Aston Martin (2021–present) — vários anos de estreia (Jordan 1991) e continuidade pela mesma base empresarial/infrastructural.
-
Ferrari & parceiros históricos (ex: Ferrari-operated marcas).
G
-
Gurney / All American Racers (Eagle) — ver Eagle.
-
Giocattolo / Ginetta — entradas limitadas / tentativas.
-
Goldie / Gordini (Société des Moteurs Gordini) — 1950s (Gordini) — 1950 – meados dos 50s.
H
-
Hesketh — 1973 – 1978 (Hesketh Racing).
-
Honda — 1964 (primeiras participações) e 2006 – 2008 (como equipa de fábrica), e mais tarde como motor supplier; Honda como equipe voltou em 2006 e deixou em 2008 (surgiu novamente como Honda RA106 ligado a Brawn? ver cadeia).
-
Hispania / HRT — 2010 – 2012.
-
Hill / HWM — HWM (Hersham and Walton Motors) — 1950s.
-
HRT — ver Hispania.
I
-
IAE / Isotta Fraschini — entradas historicamente pontuais em anos 50/60.
-
Ioda — entradas limitadas (anos 2010s em outras categorias).
J
-
Jaguar — 2000 – 2004 (depois tornou-se Red Bull? — na verdade Jaguar foi vendido e tornou-se Red Bull? Correção: Jaguar → Red Bull? Na prática, Jaguar (Ford) foi vendido e tornou-se Red Bull Racing (2005) — sim, Jaguar (Stewart era antes/ after) → Red Bull).
-
Jordan — 1991 – 2005 (foi comprada e tornou-se Midland/BAR cadeia).
K
-
Koenigsegg / Keke Rosberg team? (entradas experimentais limitadas).
-
Ken Tyrrell → Tyrrell Racing — 1968 – 1998 (Tyrrell teve fim e seus ativos foram vendidos).
-
Kick Sauber / Sauber — Sauber (origem nos anos 90) → Alfa Romeo (2019–2023) → Kick Sauber (nome comercial 2024/25?) → Kick Sauber 2025; várias denominações comerciais.
L
-
Lauda (Mercedes/Lotus associations) — Niki Lauda não como construtor, mas ligado a projetos.
-
Lola — 1958 – várias tentativas até 1997/1998 (Lola construiu chassis e teve participações discretas).
-
Lotus — várias encarnações:
-
Team Lotus (Colin Chapman) — 1958 – 1994 (histórica).
-
Lotus Racing / Team Lotus (2009–2011) (revival e confusões de naming).
-
Lotus Cars patrocinou a equipe Enstone (Renault) em 2012–2015 (muito entrelaçado).
-
-
Larrousse — 1987 – 1994.
-
Lyncar / Lipton entries — participações isoladas.
M
-
March — 1970 – 1992 (e várias encarnações).
-
Maserati — 1950s (entradas como construtor nos anos 50).
-
McLaren — 1966 – presente. (chegou ao grid em 1966 como construtor de corridas e é uma das equipes históricas).
-
McLaren-TAG / McLaren-Mercedes — variações comerciais (motorização).
-
Merzario — 1978 – 1980 (Alessandro Merzario entries).
-
Minardi — 1985 – 2005 (depois transformou-se em Toro Rosso? Na verdade Minardi foi comprada e transformada em Minardi → Red Bull bought Minardi's team? Minardi foi vendida e tornou-se parte da Scuderia Toro Rosso / Minardi revived as Minardi? Complexo; Minardi foi comprada por Paul Stoddart e depois vendida para formar Toro Rosso? Ver cadeia: Minardi → bought and rebranded to Scuderia Toro Rosso (2006) e posterior AlphaTauri → RB/Racing Bulls).
-
McLaren entities.
N
-
Nanoil / NME entries (poucas entradas).
-
NART (North American Racing Team) — entradas pontuais.
O
-
Osella — 1980 – 1990.
-
Onyx — 1989 – 1990.
-
ORECA — participou em campeonatos esportivos; entrada direta em F1 limitada.
P
-
Prost Grand Prix — 1997 – 2001 (Prost F1, após Alain Prost comprar equipe Ligier? ou a ordem foi Ligier → Prost — Prost acabou fechando em 2002).
-
Parnelli — entradas limitadas (anos 70s).
-
Penske — 1974 – 1976 (teve vitórias e entradas como construtor).
-
Petronas? (patrocinador, não construtor).
-
Peugeot — fornecedor de motor e tentou equipa? (Peugeot como construtor no passado em projetos, mas mais fornecedor de motores nos 90s/00s).
R
-
RAF / RAS — entradas pontuais.
-
RAM Racing — 1976 – 1985 (variantes e entradas).
-
Racing Bulls — (ex: AlphaTauri → RB → Racing Bulls) — operação atual (2024/25 renames; Racing Bulls presente 2025).
-
Racing Point — 2018 – 2020 (evoluiu para Aston Martin em 2021).
-
Renault F1 Team — 1977 – 1985; 2002 – 2010; 2016 – 2020 (variações e aquisição: Benetton → Renault → Lotus → Renault → Alpine).
-
Red Bull Racing — 2005 – presente (inclui Berthold era Jaguar → Red Bull after purchase).
-
Rebaque — 1978 – 1979.
-
Rondeau — entradas pontuais.
S
-
Sauber — 1993 – presente (operou sob nomes comerciais / Alfa Romeo / Kick Sauber etc.).
-
Scuderia Ferrari — ver Ferrari (1950 – presente).
-
Shadow — 1973 – 1980 (Shadow Racing Cars).
-
Simtek — 1994 – 1995.
-
Stewart Grand Prix — 1997 – 1999 (depois comprado pela Ford e tornou-se Jaguar).
-
Super Aguri — 2006 – 2008 (equipa japonesa de curta duração).
-
Spike / Spania (Super Nova) — várias equipas com tentativas de entrar.
-
STR / Toro Rosso → AlphaTauri → RB → Racing Bulls (ver cadeia).
T
-
Tecno — 1972 – 1976 (participações).
-
Team Lotus — ver Lotus.
-
Theodore Racing — 1978 – 1982.
-
Toro Rosso — 2006 – 2019 (rebranded para AlphaTauri em 2020).
-
Toyota F1 — 2002 – 2009 (depois vendeu a operação).
-
Tyrrell — 1970 – 1998 (Tyrrell Racing).
U / V / W / X / Y / Z
-
Vanwall — 1954 – 1960 (importante construtor britânico nos anos 50).
-
Wolf/Williams/Wolf – Walter Wolf Racing — 1976 – 1979 (Wolf depois vendida/ativos integrados).
-
Williams — 1977 – presente (origem: Frank Williams’ team earlier in 1969 as Frank Williams Racing Cars; como construtor Williams Grand Prix Engineering desde 1977).
-
WMA / Wyer — entradas pontuais.
-
Walter Wolf — ver Wolf acima.
-
Zakspeed — 1985 – 1989 (equipa alemã).
-
ZIP / Zolder entries — participações esparsas.
Sobre a lista leve em consideração
-
Cobertura e precisão: a lista acima cobre muitas (mas possivelmente não todas) as entradas históricas — incluí construtores tradicionais, equipes de fábrica e muitos privateers e entradas pontuais. Algumas equipas apareceram com diferentes licenças nacionais (por exemplo Alfa Romeo com licença italiana e, por um período, suíça quando operada pela Sauber) — mantenha isso em mente ao procurar por “nacionalidade”.
-
Mudanças de nome / “family trees”: equipes modernas sofreram várias mudanças de propriedade e marca (ex.: Jordan → Midland → Spyker → Force India → Racing Point → Aston Martin; Minardi → Toro Rosso → AlphaTauri → RB/Racing Bulls; Sauber → Alfa Romeo → Kick Sauber → etc.). Para visualizações detalhadas por «árvore genealógica» das 10 equipas atuais, ver o artigo “family tree” da F1.
-
Equipes com entradas isoladas (por exemplo construtores sul-africanos ou carros privados listados como construtores em um GP) estão incluídos apenas de forma representativa; existem registros de entradas locais (ex.: “local special” entries em GPs sul-africanos, argentinos etc.) que somam nomes extras. A categoria “privateers” (equipes que entravam carros construídos por outros) também aparece em registros históricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário